
Laser na Odontologia
O Laser é uma tecnologia muito eficaz na obtenção dos melhores resultados em tratamentos odontológicos e com a grande vantagem de trazer maior conforto aos pacientes. Na SPDS contamos lasers de baixa potência e alta potência. Com eles, os procedimentos realizados são mais confortáveis, em muitos casos sem anestesia, vibração ou qualquer tipo de desconforto. Além disso, o pós-operatório é sempre mais favorável, com recuperação rápida do paciente.
Além disso, lasers de alta potência podem remover facetas, lentes e coroas de porcelana com eficácia, sem desgastar mais dente e em pouco tempo.
Aqui contamos com a expertise da Dra. Ana Cecilia Aranha, professora pesquisadora na área que poderá oferecer aos pacientes tratamentos personalizados.
Quais procedimentos podemos usar o Laser de Baixa Potência?
- Mucosite oral
- Sensibilidade nos dentes
- Herpes labial
- Paralisia facial
- Parestesia
- Disfunção TemporoMandibular
- Aftas
- Doença mão, pé e boca/Estomatite infantil
- Descontaminação (Associada com Terapia fotodinâmica)
- Nevralgia do trigêmeo
- Redução de edema
- Síndrome de Sjogren
- Entre outros...
Quais procedimentos podemos usar o Laser de Alta Potência?
Sensibilidade nos dentes
Remoção de facetas, laminados e coroas de cerâmica
Pigmentação gengival
Frenectomia lingual
Gengivectomia/
Gengivoplastia
Entre outros...

Remoção de laminados ou coroas cerâmicas com laser de Érbio
Antes de remover facetas, laminados ou coroas de porcelana é necessário saber algumas coisas:
É um procedimento delicado que requer habilidade e precisão para evitar danos aos dentes naturais e aos tecidos circundantes. Aqui na SPDS o tratamento se inicia com uma minuciosa avaliação.
Isso inclui: exame clínico: verificar a condição da coroa ou laminado, bem como dos dentes subjacentes; radiografias: Ajudam a visualizar a estrutura interna do dente e a identificar possíveis complicações, como cáries ou infecções.
Como remover facetas sem desgastar os dentes?
Atualmente a remoção pode ser feita de várias maneiras, dependendo do tipo de material, da condição do dente e das preferências do dentista. As principais técnicas incluem:
Brocas laminadas e pontas diamantadas
São comumente usadas para desgastar a porcelana. Este método envolve a utilização de uma ponta em alta velocidade para cortar a coroa ou laminado em segmentos, facilitando a remoção.
Laser
O laser é uma tecnologia moderna que permite a remoção precisa de materiais cerâmicos. Ele funciona degradando o cimento que fixa a coroa ou laminado, permitindo uma remoção mais controlada sem danificar o dente.
Na maioria dos casos, o procedimento é realizado sem motor e a trepidação, sem broca, sem desconforto e com mais rapidez. Por isso, sempre que possível, é a nossa escolha aqui na clínica.
A remoção de coroas e laminados de porcelana é um procedimento que exige conhecimento técnico e o uso de equipamentos adequados.
Com as tecnologias atuais, como laser, é possível realizar a remoção de forma mais precisa e confortável.

O que é o herpes?
Herpes labial é uma infecção comum causada pelo vírus Herpes simplex tipo 1 (HSV-1), que tem como característica a presença de bolhas avermelhadas e dolorosas na boca e ao seu redor. Embora a maioria da população seja portadora do vírus, nem todos são afetados por ele.
A primeira infecção ocorre habitualmente na infância, geralmente, de forma assintomática. Após a primeira infecção, o vírus permanece latente e, na maioria das vezes, inativo em muitas pessoas. Noutras, geralmente o vírus pode ser reativado quando há um enfraquecimento do sistema imunológico, como febre, resfriado, fadiga, transtornos emocionais, estresse e insolação.
Em geral, os sintomas do herpes labial começam com formigamento e ardência local, depois com a presença de pequenas bolhas que se se rompem e viram crostas, podendo sangrar com facilidade e causar dor ao movimentar a boca. Na maioria dos pacientes, com boa imunidade, a infecção se resolve sozinha, com duração variando de 7 a 14 dias, mas o quadro é desconfortável, causando irritação, dor e até constrangimento ao paciente.
Como tratar o Herpes?
Embora o uso de antivirais, como Aciclovir, seja o tratamento mais popular, a literatura cientifica mostra que a terapia com laser de baixa potência é mais efetiva e aplicável em todas as fases do herpes, como terapia coadjuvante ou como o tratamento em si. Os protocolos de aplicação são definidos pelo dentista de acordo com o estágio da doença. Podemos agir desde o momento que começa a sentir a coceira, na fase de vesículas e na fase de crosta. Além de ser possível utilizar protocolo para prevenção do surgimento da doença.
Na São Paulo Dental Studio, o laser é nosso tratamento de escolha, por ser seguro e indolor, além de sua ação anti-inflamatória e analgésica, melhor reparo tecidual, redução da duração da doença. Fora isso, por ser um tratamento não-medicamentoso, não há o risco de interações medicamentosas e efeitos colaterais causados por medicamentos.
O herpes não tem cura. E caso não for realizado nenhum tratamento, pode persistir por até 2 semanas, o que é bem desconfortável. Aqui na SPDS possuímos protocolos personalizados de tratamento para acelerar a cicatrização, montados com base no que há de mais atual na literatura científica e executados por profissionais altamente capacitados.
Se você sofre com Herpes labial, conte com a gente para aliviar os sintomas e dificultar a manifestação da doença. Agende sua consulta.
