Outros

Bruxismo:
O que é? Causas? E principais opções de tratamento?
O bruxismo é caracterizado pelo ato de apertar ou ranger os dentes, podendo ocorrer de forma inconsciente ou consciente, durante o sono ou vigília. Por apresentar etiologia complexa e multifatorial, não é possível estabelecer um tratamento padrão para os pacientes e prever a remissão total da parafunção, mas é possível minimizar e até controlar seus efeitos prejudiciais.
A hiperatividade muscular pode levar a fadiga e dor muscular. As manifestações clínicas mais recorrentes são: cansaço nos músculos da face ao acordar, estalos, travamento articular, dores de cabeça tensionais, “zumbidos no ouvido”, desgastes dentários, fraturas frequentes nas restaurações dentárias, trincas, lábios ou bochechas mordidas, sensibilidade devido ao apertamento. Você está sofrendo com alguma dessas sintomatologias?
Medidas como relaxamento muscular, higiene do sono e de redução do estresse e ansiedade ajudam a aliviar as consequências deste habito comportamental inadequado.
Qual é o tratamento para o bruxismo?
O tratamento consiste em um trabalho multidisciplinar, abrangendo profissionais de diversas áreas. Como tratamento odontológico para o bruxismo que acontece durante o sono, a placa oclusal (placa miorrelaxante) é uma boa aliada, uma vez que reduz o ranger dos dentes, protege os dentes contra traumas e melhora a qualidade do sono. A laserterapia de baixa intensidade tem benefícios comprovados nos sintomas de disfunções da ATM, aliviando a dor instantânea, reduzindo processos inflamatórios e estimulando a reparação tecidual.
A autopercepção é o primeiro passo para mudar hábitos. Há aplicativos gratuitos, como o “Desencoste seus dentes”, disponível para iOS e Android, que emite alertas recorrentes para que os dentes fiquem afastados.
Portanto, baixe o app, relaxe e desencoste os dentes. Caso queira avaliar o seu caso, procure a SPDS para o tratamento adequado.

Dentes sensíveis - HIPERSENSIBILIDADE DENTINARIA
Tomar água gelada é um sofrimento para você?
A hipersensibilidade dentinária é uma sintomatologia cada vez mais frequente na população brasileira, principalmente em indivíduos com menos de 40 anos.
Ela é definida como uma dor aguda, de curta duração e provocada. Geralmente por estímulos como gelado, frio, vento, doce e ácido por exemplo.
Motivos para Realizar a Endodontia Microscópica
Esmalte:
É a camada externa dura que protege o dente. O esmalte é a substância mais dura e mineralizada do corpo humano.
Dentina:
Está situada logo abaixo do esmalte. A dentina é um tecido mais macio que contém milhares de túbulos microscópicos que se conectam à polpa do dente.
Polpa:
É a parte interna do dente que contém nervos e vasos sanguíneos. A polpa é responsável pela sensibilidade e pela nutrição do dente.
Mas você sabe o que pode causar a sensibilidade nos dentes?
As principais são:
- Bruxismo (ranger ou apertar os dentes)
- Doença refluxo gastro-esofágico
- Distúrbios do sono (Apnéia, insônia)
- Consumo frequente de bebidas e alimentos ácidos
- Apertamentos dos dentes durante exercícios de força
- Tratamento ortodôntico prolongado
- Pastas de dentes abrasivas (carvão ou “clareadoras”)
- Escovação com força excessiva
- Mordida
- Entre outros
Primeiro, é importante entender que esse problema não se resolve utilizando apenas cremes dentais para dentes sensíveis.
Até porque eles funcionam como analgésicos, ou seja, podem até remover a sensibilidade por um tempo, mas e o que estava causando essa dor? Se não removermos ou controlarmos a causa, a doença continuará presente. Segundo que ter sensibilidade não é normal.
Se está doendo é sinal do organismo que algo precisa ser feito. Poucos pacientes sabem que é possível diminuir os problemas com os dentes sensíveis com o tratamento em consultório. Portanto, uma consulta é recomendada para ter um diagnóstico, orientações e tratamento adequado.
O tratamento de controle da sensibilidade dos dentes pode ser através do uso de laserterapia de alta e baixa potência, vernizes, géis, enxerto de gengiva e restaurações em resina composta.
Orientações para prevenir os dentes sensíveis:
- Reduza a frequência de consumo de alimentos e bebidas ácidos que podem desgastar o esmalte.
- Enxágue a boca após consumo de ácidos
- Use protetor bucal durante treinos de força
- Use uma escova de dentes com cerdas extra-macias e escove suavemente
- Utilize cremes dentais flúor, para ajudar a fortalecer os dentes;
- Se a sensibilidade surgir consulte seu dentista para uma avaliação completa e tratamento adequado.