Estomatologia

SINDROME DA ARDÊNCIA BUCAL: o que é, causas, diagnóstico e tratamento

Você esta com a sensação ardência na boca?

A Síndrome da ardência bucal (SAB) é definida como uma sensação de queimação da mucosa bucal, na região de língua, palato (céu da boca), gengivas e bochecha, sem nenhuma causa identificável.

Ainda, os pacientes podem apresentar a percepção de boca seca. A SAB afeta principalmente mulheres, com idade entre 50-70 anos.

Sua causa é multifatorial, sendo que depressão, ansiedade e cancerofobia estão entre as principais condições associadas, assim como tabagismo e etilismo.

O diagnóstico é clínico e feito após exclusão de outros fatores. E o profissional mais adequado para isso é o dentista estomatologista. O tratamento é desafiador e, para diminuir a ardência, geralmente associa diferentes estratégias e diversos profissionais em uma equipe multidisciplinar.

O tratamento pode ser dividido em 3 grupos: tópico, sistêmico e alternativo.

O uso de antidepressivos tricíclicos alivia a queimação em alguns pacientes. A prescrição de vitamina B também é um recurso utilizado com bons resultados. Como tratamento alternativo, temos a laserterapia de baixa potência (LBP), que apresenta propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e bioestimuladoras, reduzindo a sintomatologia para pacientes com SAB.

A SAB é dolorosa e irritante, porém, pode ser minimizada. A São Paulo Dental Studio conta com cirurgiões dentistas altamente capacitados, que podem realizar o diagnostico, tratamento e encaminhamento, quando necessário, a profissionais de outras especialidades, coordenando essa rede de cuidado, a fim de alcançar uma melhora no quadro.